Você sabia que na maioria dos procedimentos cirúrgicos, com pouquíssimas exceções, é imprescindível a presença de um anestesiologista?
Através da consulta pré-anestésica, que qualificará e garantirá o sucesso da sua operação, você poderá tirar dúvidas pertinentes a sua cirurgia, como efeitos colaterais, riscos do uso de medicamentos e tempo de duração da anestesia.
Descubra, agora, por que é tão importante fazer uma consulta com um médico anestesiologista antes da cirurgia.
1. O que é uma anestesia?
Um processo anestésico pode ser do tipo local, inalatório e intravenoso.
A anestesia local, como diz o próprio nome, bloqueia a dor em uma parte específica. Já a anestesia inalatória é mais utilizada em grandes cirurgias, combinada, muitas vezes, com a intravenosa.
Saber combinar essas drogas com técnicas de anestesia garante, com mais eficiência, a redução da dor e traz o paciente à inconsciência, papel fundamental de um profissional anestesiologista.
Entenda todo esse procedimento ao assistir esse vídeo
2. Por que a consulta pré anestésica é tão importante?
Para manter a segurança e um serviço de qualidade, segundo as normas do Conselho Federal de Medicina, a consulta pré-anestésica, se faz obrigatória por lei e deve ser realizada antes de qualquer anestesia, excluindo situações emergentes.
Por meio dessa consulta, o médico ou equipe responsável pela anestesia poderá requerer exames ao paciente e descobrir seu diagnóstico atual para a realização ou não da cirurgia.
3. Como escolher um anestesiologista qualificado?
Os médicos responsáveis pelas anestesias passam por várias etapas para se tornarem especialistas na área e serem reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Anestesiologista.
As principais responsabilidades desse profissional, como descreve a Resolução nº 1802/06 do Conselho Federal de Medicina, são:
-
Monitorar as funções vitais
-
Hidratar e repor as perdas de líquidos ou sangue
-
Prevenir ou controlar a dor pós-operatória
-
Controlar a exposição do paciente no ambiente cirúrgico