Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Autoconhecimento é uma ferramenta indispensável para ampliar a capacidade em manter a ética.
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, e o moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. A palavra Moral tem origem no latim do termo Morales, relacionado aos costumes, sendo o que se consolidou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação.
Diante do comportamento humano existem variações entre o racional e o emocional, o termo Anomia corresponde à pessoa que não considera as regras do ambiente que se encontra, age independente e forma irresponsável. O termo Heteronomia representa o indivíduo que por convenção, vive de acordo com regras e limites, porém por convenções externas.
Um avanço do comportamento humano é chamado de hominização, refere-se à superação do estado animal e evoluir para o estado humano, e a humanização é quando o ser humano primitivo e reativo, converte-se para uma pessoa com direitos e respeito.
A ética tem por função investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo do tempo e nas várias fases da história. Um conjunto de informações como temperamento, caráter e personalidade permitem aproximar a idéia sobre o perfil de cada um.
Respeito é uma conquista constante e diária, acontece pela admiração. O auto-respeito é o princípio da disciplina. Segundo Abraham Lincoln, a dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo. Autocontrole e a busca pelo equilíbrio são parte de um comportamento ético.
A honestidade é a qualidade que o indivíduo tem em sua essência em ser ético e honrado. Em medicina a bioética é um ramo da ética que se ocupa em tornar público os princípios que mantém a conduta de um indivíduo no campo médico.
Entre os quatro princípios éticos estão, a beneficiência, que representa o ato de fazer o bem. A não maleficiência, que é o não fazer mal, a autonomia, o dever em respeitar os direitos do paciente, e a justiça, que representa a igualdade básica de todos os seres humanos.
Para manter um comportamento que respeita os valores e direitos humanos, ações voltadas para o bem e boa comunicação permitem que as relações se harmonizem o que facilita a qualidade dos ambientes.
Para obter mais informações consulte especialista do Hospital e Maternidade Dr. Carlos Corrêa.
As informações foram colhidas de sites médicos, as mesmas não substituem as recomendações de um profissional especialista.