HCC – Buscando novos horizontes
Como tudo começou
Em 1912 já era cogitada a possibilidade da construção de uma maternidade anexada ao Asilo Irmão Joaquim, pelos diretores da associação da época, Luiz Pacífico das Neves e João Caldeira de Andrada. A elaboração do projeto da “Maternidade de Florianópolis” iniciou em 1919, e em 1926, enfermarias, salas de parto e operações para mulheres carentes, já estavam funcionando, tendo sua inauguração oficial em 06 de fevereiro de 1927. No ano seguinte, iniciou-se a campanha para a sua ampliação e criação de quartos, tendo em vista a credibilidade que ganhou frente à população da cidade, de maneira que a maternidade também pudesse atender não só as mulheres socialmente carentes, mas também todas as mulheres da região.
- #1912 Cogitada a possibilidade de construção de uma maternidade.
- # 1927 – Inauguração oficial em 06 de Fevereiro do mesmo ano
- # 1952 primeira grande ampliação e instalação de equipamentos técnicos e modernos para a época.
- # 1980, cerca de 180 partos eram feitos mensalmente.
- Buy Avada Today And Join The Growing Community of Avada Users
Em 1952, a Associação Irmão Joaquim sob a direção do Dr. Orni Ortiga, submeteu o prédio da maternidade à sua primeira grande ampliação, incluindo a instalação de equipamentos técnicos modernos e de última geração. A inauguração ocorreu em 27 de junho de 1952, e neste ano, o número de atendimentos chegou a 120 pacientes por dia, superando a capacidade da maternidade, e ganhando reconhecimento nacional, pela excelência de serviços prestados. Algum tempo depois, novamente a Maternidade Doutor Carlos Corrêa passou por ampliações para atender ao grande número de partos das mulheres da região. Em 1966 foi lançado um novo projeto. Com ajuda do Governador Ivo Silveira, em 1968 as obras deste novo prédio da maternidade aceleraram, sendo que sua conclusão foi no ano seguinte. A inauguração aconteceu no dia 06 de setembro de 1969, e naquele ano o diretor da Associação Irmão Joaquim era Silvio Machado.
No inicio da década de 1980, cerca de 180 partos eram feitos mensalmente na maternidade. Anos mais tarde, este número caiu para 60 partos mensais, número este que impossibilitou o funcionamento em capacidade total da Maternidade Dr. Carlos Corrêa. Já nos anos 90, houve então a necessidade de que outras atividades e procedimentos cirúrgicos fossem feitos na instituição, sendo que a maternidade acabou adquirindo a estrutura de Hospital Geral.
Álbum de fotos
De 1926 até os dias hoje, muitas coisas mudaram no HCC… Mas a sua contribuição e participação na história catarinense, sem dúvida nunca irá mudar. Afinal, aqui nasceram grandes nomes catarinenses.