A trombose é uma doença do sistema circulatório que impede a circulação normal do sangue causando um coágulo com o acumulo de sangue na veia. O sangue circula de maneira mais lenta e há a alteração do vaso sanguíneo e ao aumento da proporção ocasiona o aumento do volume, causando o trombo e interrompendo o fluxo do sangue.
O sangue corre dentro do organismo dentro de artérias e veias, ele precisa fluir por esses canais. Em algumas situações, por muito motivos, acontece obstrução do canal.
Para evitar a trombose, é preciso estar atento aos fatores de risco, idade, tabagismo, uso de reposição hormonal, histórico de trombose, baixa imunidade, sedentarismo e depressão, obesidade, uso de anabolizantes, tóxicos, maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos, são alguns dos facilitadores. Existem protocolos para cada tipo de paciente para prevenir a trombose venosa.
Após o diagnóstico, o tratamento pode ser feito com providências de ordem mecânica, como massagem, utilização de aparelhos que aumentam o fluxo de sangue e remédios anticoagulantes. Geralmente quando o paciente teve trombose uma vez chances de ter outra são maiores. É muito comum ocorrer trombose após longos períodos de viagens aéreas, em função do tempo de posição e inércia do corpo.
Alguns dos principais sintomas são: dor na perna, falta de ar e tosse subida. Quando ocorrer algo do gênero, paciente deve ser tratado rapidamente.
A utilização de meia elástica, pode ajudar a circulação.
Quando a trombose é acima do joelho a chance aumenta em 40 % de se tornar uma embolia pulmonar, quando o coágulo fica é levado até o pulmão.
A trombose pode acontecer em todas as idades. É preciso estar atento, circulação boa, melhor qualidade de vida.
Para obter mais informações marque uma consulta com um médico especialista do Hospital e Maternidade Dr. Carlos Corrêa.
As informações foram colhidas de sites médicos, as mesmas não substituem as recomendações de um profissional especialista.