Usas saias, vestidos e shorts pode ser um problema para um terço das pessoas. Isto por que colocar as pernas de fora facilita a visualização de vasinhos e varizes. Com a chegada do verão este problema aumenta com a dilatação das veias. Juntamente com a questão estética surgem dores, inchaços, desconforto e peso nas pernas, o que dificulta a disposição e o caminhar de portadores desta doença vascular.
Vilã da saúde e do bem-estar, o tratamento adequado garante pernas bonitas e saudáveis para aproveitar com mais conforto, tranquilidade e segurança.
As varizes e os vasinhos surgem quando as veias das pernas não conseguem retornar o sangue para o coração e se dilatam. Quando pequenas, são chamadas de vasinhos e têm baixo risco de complicações. As varizes, porém, podem gerar desconforto, inchaço coceira e formação de coágulos que podem ser desprender e parar no pulmão.
A doença varicosa pode ser classificada em dois tipos: primárias, que aparecem influenciadas pela tendência hereditária; e secundárias, que aparecem com o passar do tempo e exposição a alguns fatores de risco, como obesidade e o número de gestações. A gravidade varia desde um simples desconforto estético até a dor, sangramento, vermelhidão, manchas e úlceras.
O tratamento pode ser cirúrgico ou feito com aplicação de substâncias químicas líquidas ou espumosas e até com uso de laser, mas vai depender de caso e do tipo de veias doentes. “Cada pessoa tem características específicas e o tratamento é determinado a partir do diagnóstico”, explica.
Varizes são veias dilatadas que aparecem de origem hereditária e a partir de terapias hormonal. Na gravidez é possível notar o aumento das veias nas pernas e virilha. Quem deseja engravidar é aconselhado tratar antes da gravidez.
Varizes é um problema de saúde e devem ser tratadas, no futuro o que hoje é um problema estético podem formar feridas nas pernas.
As opções de tratamento são várias a partir de medicações que aliviam o peso e cansaço. Aplicações para tratar os vasos menores e a cirurgia para tratar vasos maiores. Aplicações laser, glicose hipertônica, espuminha. As cirurgias podem ser com laser, que faz a pulsão da veia, ou convencional, que faz extração das veias na perna.
Em cirurgias tradicionais que envolvem a remoção das veias o tempo de repouso é maior. O pós-operatório da cirurgia a laser é tranquila e requer menor tempo de repouso, em uma semana é possível voltar ao ritmo normal.
Para obter mais informações marque uma consulta com um médico especialista do Hospital e Maternidade Dr. Carlos Corrêa.
As informações foram colhidas de sites médicos, as mesmas não substituem as recomendações de um profissional especialista.